Pular para o conteúdo

Introdução à Reconstrução Familiar

Introdução à Reconstrução Familiar

SÉRIE : PILARES DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

WORKSHOP EM SÃO PAULO-SP

Dias  14 e 15 de Julho de 2018, 
sábado e domingo, 
das 9h às 18h

WORKSHOP EM CALDAS NOVAS- GO

Dias  25 e 26 de Agosto de 2018, 
sábado e domingo, 
das 9h às 18h


SOBRE

Convidamos para o nosso primeiro Workshop da série Pilares das Constelações Sistêmicas, que serão realizados em São Paulo-SP na sede da Editora Enredos e em outras cidades. Todos serão gravados e as transcrições serão editadas para publicações de livros digitais e impressões sob demanda, em 2018.

Reconstrução Familiar é um recurso sistêmico terapêutico, desenvolvido por Virginia Satir (1916 -1988), educadora, assistente social, terapeuta familiar conhecida como "a mãe da terapia familiar", por seu pioneirismo feminino no campo no princípio de sua formação, dentre homens, psiquiatras, centrados do Modelo Médico e Psicanalítico, interessados nas curas de doenças físicas e mentais dos pacientes clínicos.

O Modelo Terapêutico de Virginia Satir tem como centro a saúde, o que será descrito em detalhes no presente Workshop, e ela foi uma das primeiras terapeutas a atender famílias inteiras em sessões terapêuticas em grupo, contrariando muitos dos seus pares, que defendiam o centro no tratamento individual de cada paciente.

Um dos " veículos" de mudança e de crescimento mais famosos de Satir, A Reconstrução Familiar inspira certas práticas atuais em Constelações Familiares Sistêmicas, embora tenha características bem distintas da linha hegemônica representada pelas Constelações baseadas nos princípios e práticas de Bert Hellinger, características e distinções que destacaremos no nosso encontro.

Assim como outras ferramentas, Satir criou as Reconstruções Familiares (1960) com originalidade e bases na Tradição da Psicologia Humanista e Experiencial, na Gestalt, na Fenomelogia, na Filosofia Existencial e Oriental etc., e podemos considerá-la uma das precursoras da abordagem Positiva em Psicologia, hoje em franco crescimento e aplicações no âmbito da promoção da felicidade e do bem-estar dos indivíduos.

As Reconstruções têm como objetivos a promoção de mudanças significativas na compreensão de nossas próprias histórias, elevar nossa autovalorização através de novas compreensões de aprendizagens passadas (ressignificação), rumo a novas aprendizagens e crescimento.

Nesse Workshop Terapêutico, além das práticas experienciais, focalizaremos os conceitos e perspectivas básicas subjacentes à Reconstrução Familiar, nas nossas jornadas como seres humanos, nos aprendizados sobre como podemos nos conectar com nossas raízes familiares, com olhos frescos e empáticos para nossos pais e ancestrais, bem como para nossa família atual, em revisões de eventos passados e acesso a pensamentos, sentimentos e percepções somáticas atuais, que podem promover mudanças benéficas no presente e em comportamentos futuros.

Muitas aprendizagens do passado podem contaminar nossos presentes e criar futuros que reproduzem o passado fechado, tipo de prisão, sem esperanças e sem espaços para mudanças e crescimentos saudáveis.

Os velhos aprendizados podem ser baseados em regras rígidas que aprendemos na infância, em nossos mecanismos de sobrevivência, subconscientes, que podem nos confundir, paralisar e distorcer nossa vida no aqui e agora.

Através de elaboração de Mapas Familiares de todos os participantes e dinâmicas em grupo como, Esculturas Familares / Estâncias de Estresse /Congruência, demonstraremos o recurso terapêuticoReconstrução Familiar, com base nas propostas iniciais e desenvolvimento no contexto do Modelo de Crescimento de Virginia Satira versão longa e a curta, bem como nas obras de William Nerin e de Sharon Wegscheider-Cruse, terapeutas congêneres, com suas contribuições originais e enriquecedoras, e outros autores que publicaram artigos sobre o tema.

Focalizaremos os elementos essências das Reconstruções, o papel do Guia (terapeuta), a Estrela (cliente) e a Audiência (uma jornada em grupo, nunca solitária) no processo de ampliação da consciência, aumento da autovalorização, confiança e empoderamento para mudanças positivas em nossas vidas, no desenvolvimento de caminhos nutritivos, melhora na qualidade de relacionamentos, novas percepções e sentimentos sobre nós mesmos e sobre os outros, com domínio de nossos recursos internos para crescimento humano com inteireza.

O Workshop é destinado a todos os interessados em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Em especial, ele é de interesse de terapeutas sistêmicos, sobretudo aqueles que trabalham ou pretendem trabalhar com Constelações Sistêmicas, Familiares e Organizacionais, num encontro que com certeza agregará mais conhecimentos de qualidade às suas práticas profissionais.

PROFESSOR E FACILITADOR

ALEXANDRE KASSIS 
É  Arteterapeuta, Master Practitioner no Modelo de Validação Humana Virginia Satir, pelo Instituto Virginia Satir da Alemanha, com a mestra Eva Wieprecht, em formação promovida pela Semilla Treinamento Empresarial, também creditada pela International Association for Generative Change, Coach pela SBC, dentre outras formações. É professor convidado do curso de Formação em Constelações Sistêmicas promovido pela Cia Zen-São Paulo- SP e parceiros em outras cidades.

INVESTIMENTO

R$ 600,00
(em 3 vezes: a primeira via depósito bancário e as demais via PagSeguro, sem juros)

Inclui: 4 coffe-breaks e livro digital (editado e publicado após o curso, baseado nas transcrições das aulas); Certificado de participação (digital)

Sejam bem-vindos(as)!

Abraços.

Alexandre Kassis/Editora Enredos


PARA PRÉ-INSCRIÇÕES

por favor, preencha o formulário  
CLICANDO AQUI

Foto de Alexandre Kassis
Alexandre Kassis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *